A equitação para fins terapêuticos

A equitação é considerada uma atividade recreativa e terapêutica e oferece muitos benefícios para a saúde física e mental. Conheça alguns desses benefícios.

Atualizado em 11 de setembro de 2023 - 2 min. de leitura

Publicado em 27/03/2023 - 13:59

Desde a antiguidade, os cavalos têm sido usados para transportar pessoas e bens, mas também para fins militares e esportivos. 

Hoje em dia, a equitação é considerada uma atividade recreativa e terapêutica que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem a pratica, oferecendo muitos benefícios para a saúde física e mental.

Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio

Imagem: Centro Equestre Fazenda Boa Vista/JHSF

Andar a cavalo requer uma boa postura e coordenação. Para se manter em equilíbrio no cavalo, é necessário manter uma postura correta e encontrar o centro de gravidade, com a coluna reta e os ombros para trás. Além disso, é preciso coordenar os movimentos do cavalo com os próprios movimentos do corpo, o que ajuda a melhorar a coordenação motora e a propriocepção, que é a capacidade de sentir a posição do corpo no espaço.

Fortalece os músculos

Andar a cavalo é um exercício físico completo, que trabalha diversos grupos musculares, como as pernas, os braços, os ombros e o abdômen. Os músculos das pernas são particularmente trabalhados, já que é preciso manter as pernas firmes no cavalo para se manter em equilíbrio. Além disso, o ato de montar e desmontar do animal também exige força muscular.

Alivia o estresse e a ansiedade através da conexão com a natureza


Imagem: Fazendinha – Fazenda Boa Vista/JHSF

Os benefícios da equitação se estendem à saúde mental. Muitas pessoas acham o esporte relaxante e terapêutico, pois ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.

O contato com os cavalos e a natureza também podem ajudar a acalmar a mente e reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Ajuda a desenvolver a confiança, a concentração e o foco

Andar a cavalo pode ser uma atividade desafiadora, especialmente para iniciantes. No entanto, à medida que se ganha experiência, a equitação pode ajudar a desenvolver a autoconfiança e a autoestima, bem como ajudar na concentração e foco, já que é necessário prestar atenção em cada movimento quando se está em cima do cavalo.

O contato com os animais também pode ajudar a desenvolver a empatia e a compaixão, o que pode ser benéfico para as relações interpessoais.

Centro Equestre da Fazenda Boa Vista

Imagem: Fazendinha – Fazenda Boa Vista/JHSF

A Fazenda Boa Vista e o Boa Vista Village, localizados no Complexo Boa Vista e desenvolvidos pela JHSF, possuem um Centro Equestre com modernas instalações, incluindo cocheiras, picadeiros cobertos, pista de grama e areia, para os proprietários que desejam usufruir dos benefícios trazidos pela equitação. 

Para os cavaleiros mais avançados, o empreendimento conta, ainda, com ambientes para treinos profissionais, além de trilhas demarcadas.

Para conhecer mais sobre a Fazenda Boa Vista acesse o perfil no instagram @fazendaboavista ou acesse o site fazendaboavista.com.br.

Para conhecer as casas e lotes disponíveis para revenda, baixe o aplicativo da JHSF Conceito ou acesse o site .


Deixe um comentario:

Imóveis em destaque


Banner